Clube Uruguaio do Rio de Janeiro

Prêmio do Conselho Internacional de Associações Nucleares (INSC)

   O Premio Global do Conselho Internacional de Associações Nucleares (INSC Global Award) foi criado para honrar um indivíduo ou grupo de indivíduos cujas atividades internacionais, no desenvolvimento da utilização sustentável da tecnologia nuclear, têm visado o bem-estar da sociedade e respeitado os princípios éticos da profissão.
   O INSC é composto por cerca de 40 Associações Nucleares das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, representando mais de 100.000 profissionais que trabalham no mundo na área nuclear.
Este Premio é outorgado a cada 2 anos e, neste ano de 2006, foi concedido, mediante votação unânime das Associações Nucleares que compõem o INSC, ao Eng. Jorge Spitalnik que o recebeu no dia 11 de Novembro do corrente, em cerimônia formal na cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos.
   O Prêmio ressalta “a sua extraordinária liderança e o seu papel pioneiro na implementação de programas de qualificação de mão de obra nuclear e de segurança nuclear dentro de elevados padrões de excelência em países em desenvolvimento, assim como as suas contribuições excepcionais para o estabelecimento de organizações internacionais que têm promovido o reconhecimento e a valorização das atividades dos profissionais da área nuclear no mundo inteiro”.
   Trata-se do 5º Global Award já concedido pelo INSC e, pela primeira vez, foi outorgado a um Latino Americano. Os outros premiados no passado foram: Hans Blix (Suécia), L. Manning Muntzing (EUA), Takashi Mukaibo (Japão) e Wang Naiyan (China).